Skip navigation

Como começar uma conversa online?

Last Update : setembro 19, 2017

Está tudo pronto.

Seu perfil está pronto, sua foto é legal e a animação é crescente. Você começa a navegar pelos diferentes perfis e, depois de um tempo, encontra um que parece bem interessante e que definitivamente vale a pena uma tentativa. Você clica no botão para começar a conversa e a janelinha do chat se abre… e agora, o que fazer?

Você sabe como começar uma conversa online?

#Garanta que você leu o perfil dele/dela cuidadosamente

Nós entendemos, a vontade de começar uma conversa é o que frequentemente faz com que nos joguemos de cabeça na interação sem antes investigar apropriadamente.

Assegure-se que você tenha lido o perfil dele ou dela. Quais são os seus interesses?

Um dos principais alicerces para começar uma conversa é mostrar à outra pessoa que você não está apenas interessado(a) nela porque sua foto de perfil lhe chamou a atenção, mas que você também está muito interessado(a) no perfil dela porque você acredita que vocês podem ter similaridades ou coisas em comum.

O perfil também vai te dar munição para fazer algumas perguntas.

#Evite uma entrevista inquisitiva, ao contrário, use humor

É relativamente fácil cair em um tipo de conversa que mais parece com uma entrevista de emprego do que com o começo de um romance. Embora seja sempre bom fazer algumas perguntas, é importante que estas não sejam feitas todas ao mesmo tempo e que você dê espaço para que a outra pessoa não se sinta hostilizada.

A dinâmica perfeita consiste em algumas perguntas do seu lado e depois algumas do lado do(a) seu/sua pretendente virtual.

#Atente-se para erros de gramática e digitação

Se você começar uma conversa com erros de digitação e gramática, você está se condenando a falhar desde o começo.

É fácil cometer erros ao digitar, porque o telefone é pequeno, porque queremos digitar muito rápido no computador…as desculpas são intermináveis.

No entanto, um cuidado especial com a digitação quando você começa uma conversa é, sem dúvidas, um sinal positivo, que mostrará à outra pessoa que você é atento(a) aos detalhes e que você está levando esse negócio de encontro virtual a sério.

#Assegure-se de escrever suas emoções

Encontros virtuais são muito diferentes de um encontro na vida real.

Só para começo de conversa, a linguagem corporal não é vista (a não ser que você ligue a câmera).

Isso pode ter um impacto enorme na conversa, pois quando as palavras são meramente escritas elas tendem a ser levadas mais a sério e tem um peso maior do que quando são acompanhadas de linguagem corporal.

Por isso, para evitar qualquer mal-entendido, expresse suas emoções, se você gostar do que a pessoa está falando, se ela te fizer rir. Não tenha medo de fazer – sinceros – elogios.