Skip navigation

5 regras de ouro para ter sucesso no primeiro encontro

Last Update : agosto 23, 2018

Um primeiro encontro amoroso apresenta-se sempre como um momento especial e tem toda uma emoção condensada: a da pressão, da excitação… nós damos o melhor de nós próprios para tentarmos criar a pequena faísca que pode fazer com que aquele primeiro encontro seja o primeiro de uma longa série. Hoje, as mulheres ativas e especialmente aquelas que estão presentes nas redes sociais têm a tendência a receber inúmeros pedidos para encontros. Em média, uma mulher ativa e solteira está no radar de 2,6 homens. Como deve compreender, a competição é dura para estes homens. No entanto, não entre em pânico! A grande maioria destas mulheres tende a dar uma oportunidade a vários pretendentes e a multiplicar os primeiros encontros, mesmo quando o resultado lhes parece incerto.

Obter m primeiro encontro já é um grande passo em frente, mas ainda precisa de aproveitar o melhor possível esse encontro. Mais do que simplesmente classificar os sites de namoro, nós dedicamo-nos a dar conselhos para que possa avançar no domínio dos namoros e, sem dúvida, o primeiro encontro é uma parte muito importante neste processo. Mas deixemo-nos de conversas, descubra as nossas 5 regras de ouro para ter sucesso no seu primeiro encontro.

Escolha o bem o lugar

A menos que seja um sedutor experiente no que diz respeito ao momento do primeiro encontro romântico, provavelmente não se sente muito confortável quando vai encontrar-se pela primeira vez com essa pessoa quase desconhecida com a qual fez o flirt. A primeira coisa a fazer para facilitar as coisas será escolher o local do encontro. O mais importante será encontrar uma atividade interessante para si e para o seu parceiro, mas não demasiado intensa a ponto de não permitir o tempo de conversar e de se familiarizar.

Um bom restaurante, um bar ou um café nunca são más soluções, mas requerem que se sinta confortável em manter uma conversa. Uma vez que esta é uma atividade relativamente passiva, vai encontrar tópicos e tentar manter a atenção do seu acompanhante durante todo o tempo do encontro. Para facilitar as coisas, aconselhamos que escolha uma atividade um pouco mais original e divertida. O bowling, a pista de gelo, o jardim zoológico ou uma atividade desportiva que agrade aos dois serão excelentes opções. Desta forma, os tópicos de conversa relativos à atividade vêm de forma natural e não será necessário que se force a abrir-se com o seu parceiro.

A linguagem corporal também conta!

Quando falamos face a face, muitas vezes esquecemos um aspeto que é tão importante (se não mais) do que aquilo que é dito : a nossa postura, os nossos gestos… em suma, a nossa linguagem corporal. Nós não nos damos forçosamente conta de qual é a importância de todas essas pequenas coisas que fazemos, mas o mais leve sinal de stress, de desconforto, de desacordo e de numerosas emoções são totalmente percebidas pelo nosso inconsciente enquanto as realizamos.

Para tentar fazer boa figura, o melhor a fazer é esconder o máximo possível todos esses sinais negativos que lhe podem conferir uma má imagem. Um exercício muito simples será permitir gravar-se em vídeo (sem poder ver a sua postura ao vivo) como um treino de apresentação por alguns minutos. De seguida, assistir a estes vídeos e encontrar os gestos a eliminar : os braços cruzados ou dependurados, os gestos repetidos regularmente, as piscadelas de olhos indesejadas… com um pouco de prática, irá conseguir retirar a grande maioria destes gestos desajeitados do seu discurso, e isto irá repercutir-se no seu encontro amoroso e também no seu dia a dia!

O seu telefone deve ficar dentro do seu bolso

Não passar o seu primeiro encontro agarrado ao telefone parece-lhe algo evidente? No entanto, muitos portugueses não percebem como pegar no seu telefone para responder a uma mensagem de texto e para ver as notificações de Facebook é um gesto a deixar. Para o seu primeiro encontro (e também para os que venham depois), é essencial mostrar ao seu parceiro que ele ou ela é o centro de toda a sua atenção. Coloque o seu smartphone no bolso ou na carteira e concentre-se no seu interlocutor!

Procure ser original mas evite ser extravagante

Tal como explicámos anteriormente, na introdução, uma mulher ativa e solteira gera uma média de 2,6 homens simultaneamente interessados nela. No caso de ser um homem, terá uma concorrência e, por isso terá todo o interesse em se destacar dos demais. Não tenha qualquer hesitação em ser original no que diz respeito á sua escolha de local, aos tópicos abordados… qualquer coisa que possa ajudá-lo no processo de se destacar é uma boa ideia para pôr em prática!

Tenha cuidado, no entanto, para não atravessar a fronteira da extravagância. Aparecer de chinelos num restaurante chique para provar o camarão com maionese pesada será, certamente, algo original de se fazer, mas não necessariamente algo refinado. Encontre o equilíbrio certo para se tornar um parceiro memorável e aumente as suas hipóteses de conquistar um segundo encontro.

Prepare alguns tópicos de conversação

É daquele tipo de pessoa que vai para o primeiro encontro com a arma conceptual de que os tópicos de conversa acabarão por surgir de forma natural ? Esta não é, por norma, a solução mais correta!

Imagine que o seu parceiro é uma pessoa muito tímida e que opta por aplicar a mesma técnica… neste caso poderão começar rapidamente a andar em círculos.

Para garantir uma noite interessante, será melhor preparar um pouco o terreno com tópicos de conversação que tenham sido cautelosamente estudados antes do seu primeiro encontro. Aprenda um pouco sobre as paixões do seu acompanhante e aproveite este compromisso para as aprofundar. Estamos sempre mais confortáveis quando falamos sobre temáticas que são importantes para nós e o seu acompanhante ficará encantado por ver que está interessado nos seus hobbies.

Alguns conselhos em massa

Seguindo as 5 dicas acima descrita terá um bom local para começar os encontros com os parceiros que encontrar no meio online. Para poder ir um pouco mais longe, aqui estão alguns detalhes que deverá considerar para aumentar mais e mais as suas hipóteses de sucesso.

Seja pontual

Um encontro amoroso não se assemelha a uma reunião profissional, mas a pontualidade é tão importante como nestas.

Ninguém gosta de estar à espera sem fazer nada até que o seu companheiro chegue ao ponto de encontro ; então, faça um esforço por chegar à hora marcada! Não vá para o local do encontro meia hora mais cedo, mas faça planos de chegar uns 5 minutos antes para ter a certeza de que não chegará atrasado.

Leve o dinheiro

Em 2018, o preconceito de que o homem paga o restaurante pela mulher começa, por fim, a desaparecer. Hoje em dia, a norma é que cada um pague a sua parte, já que não existe realmente razão nenhuma para que outra coisa seja feita num primeiro encontro. No entanto, nunca se está livre de uma deceção e seria uma pena perder um potencial segundo encontro porque o seu parceiro espera que assuma a responsabilidade do pagamento da conta. Então, pense sempre, ao planear, que vai gastar um pouco mais em alguma situação.

Mantenha-se atento

Nada é pior do que um primeiro encontro no qual o seu interlocutor revela os mais pequenos detalhes da sua vida sem nunca se interessar pelos seus. Não existe necessidade de retirar uma ampulheta para que o tempo de uso da palavra seja distribuído de forma uniforme, mas tenha o cuidado de evitar monopolizar o diálogo, permitindo que o seu parceiro fale também o suficiente. Faça uma conversa interativa e mostre interesse nas palavras do seu parceiro!

Aqui terá todas as chaves para conquistar o sucesso no seu primeiro encontro. Respeitando estas 5 regras de ouro, irá limitar os riscos de perder totalmente o seu primeiro encontro, mesmo que à partida os riscos não existam! Relaxe, seja pontual e, acima de tudo… divirta-se, para que o seu encontro seja uma experiência positiva, quer venha a tornar-se um relacionamento romântico ou não.

Está à procura de um site de namoro sério? A nossa lista dos melhores sites de encontros em Brasil está aqui para o guiar!

Lista dos melhores sites de encontros em Brasil