Skip navigation

Recuperar-se após uma separação é uma das coisas mais difíceis de fazer.

Last Update : setembro 28, 2017

Depois de passar muito tempo com seu/sua parceiro(a), muitas pessoas têm dificuldade em imaginar a vida sem a pessoa que supostamente seria a escolhida, a última, mas que, no fim das contas, aparentemente não era.

Não existe um guia único que diz exatamente o que as pessoas deveriam fazer para tornar o processo de recuperação mais curto, porque tudo depende da própria história de amor de cada um.
O tempo que cada pessoa leva para virar a página e seguir em frente depende da conexão emocional que ela tinha com o(a) seu/sua ex-parceiro(a).

No entanto, há algumas dicas comuns que, de acordo com diversos especialistas de namoro e relacionamento, podem ajuda-lo(a) a tornar a transição um pouco menos dolorosa.

Dê a você mesmo(a) tempo para se recuperar

Ser solteiro(a) de novo não deveria ser necessariamente algo negativo. É a oportunidade perfeita para ter um tempo para si e mimar-se um pouco.

Você pode aproveitar a oportunidade para desfrutar daquelas atividades que você vinha adiando porque seu tempo livre era inteiramente dedicado a alcançar objetivos do casal.

Se, por exemplo, você sempre quis fazer aulas de salsa, mas nunca teve tempo para fazer isso, agora é a hora perfeita para envolver-se em novas atividades, aprender coisas novas e, é claro, encontrar novas pessoas.

Viajar é uma ótima opção!

Há algo bonito na solidão. Tenha em mente que isso não significa ser solitário, é algo mais relacionado com aproveitar sua própria companhia.

Aproveite a oportunidade para colocar as coisas em perspectiva. Pense sobre o que você quer da vida, quais são seus objetivos, e como você planeja alcança-los.

Essa é a melhor época para estreitar os seus laços de amizade e com a família também! (Apesar de ser algo que você deveria estar fazendo independentemente de estar ou não em um relacionamento).

Evite pensamentos negativos

Pode ser mais difícil no começo, mas para recuperar-se completa e rapidamente, a melhor coisa é manter uma atitude positiva.

Depois de estar em um relacionamento tóxico e separar-se, muitas pessoas precisam de algum tempo até começar a confiar em outras pessoas.

Isto é, de alguma forma, um comportamento normal, pelo menos nas primeiras semanas após a separação, mas ao invés de não se abrir para alguém novo, seja simplesmente mais seletivo com quem você deixa fazer parte da sua vida.

É hora de encontrar amor verdadeiro!

Quando você se sentir confiante para “voltar para a pista” e talvez começar um novo relacionamento, a melhor coisa para aproveitar o momento ao máximo é tentar algum evento para solteiros ou associar-se a algum site de encontros online.

As plataformas que propomos em nosso site de avaliações são um bom lugar para começar.

Lembre-se que não existe pressão nenhuma, portanto você pode começar desenvolvendo uma amizade com alguns solteiros da sua região e então, gradualmente, caso exista uma conexão especial com alguém em particular, você pode se abrir um pouco, e se preparar para amar e ser amado(a) de novo!