Skip navigation

Sites de encontros gratuitos : quais são os riscos?

Last Update : janeiro 22, 2019

Há apenas alguns anos atrás e antes do advento do Tinder, pagar para utilizar um site de encontros era a norma. Hoje, muitos solteiros estão à procura do amor e acham que podem encontrar um site de namoro eficaz, rápido, seguro e gratuito. Deixamos o spoiler: este site ideal não existe!

Se os sites de encontros gratuitos obviamente têm o seu interesse – não pagar sendo, em si, uma grande vantagem – estes geralmente não são os mais eficazes. Em alguns casos, estes serviços gratuitos que têm resultados supostamente milagrosos acarretam determinados riscos. Neste artigo, vamos olhar para os riscos que aos quais necessita de prestar atenção caso opte por usar um site de namoro gratuito.

1. Os perfis falsos

A maior praga dos sites de namoro gratuitos são os perfis falsos. Nestes, qualquer pessoa pode criar uma conta em alguns minutos, de forma gratuita, e fingir que é outra pessoa. O centro deste problema não vem dos perfis falsos mas do que os seus criadores fazem. Com frequência, os utilizadores criam um perfil falso para emblezar as suas vidas e aumentar as suas hipóteses de encontrar a compatibilidade perfeita. A receita é muito simples:

  • Uma foto de um jovem ou de uma jovem com uma aparência perfeita
  • Uma vida de sonho inventada com todo o cuidado

Na melhor das hipóteses, tudo o que irá perder é tempo de flirt com este estranho imaginário antes de se aperceber que é um embustre. Torna-se um problema mais real quando o flirt online chega a um encontro e dá por si à frente da pessoa que está por detrás deste perfil falso. Por fim, a última opção é ser enganado, como explicaremos no ponto número dois.

2. Os golpes

De que vale ir à procura de um site de namoro gratuito se ele te fizer, no final, perder muito dinheiro?

A grande maioria dos golpes realizados em sites de namoro gratuitos relaciona-se diretamente com os perfis falsos. O número de fraudes digitais é impressionante e pode acreditar no que lhe dizemos: isto não aontece apenas com os outros!

Existem duas fomas que são bem conhecidas e utilizadas por golpistas para lhe roubar muito dinheiro :

Os sentimentos

Quer um pequeno exemplo? Depois de alguns dias ou semanas de flirt online, o seu novo parceiro diz-lhe que tem um pequeno problema financeiro. Ele quer ir visitá-la, mas ele não recebeu o seu novo cartão bancário e por isso ele não pode pagar pelo bilhete de avião. Não há problema, já que ele irá reembolsá-lo assim que ele chegar ao aeroporto … a menos que ele nunca mais lhe escreva depois do pagamento e nunca chegue ao aeroporto!

Cegos pelo amor, tendemos a ser menos suspeitos e até mesmo os golpes mais óbvios se tornam possíveis.

A ameaça

Ainda mais assustador do que golpes que envolvem o sentimento, são as ameaças muitas vezes acompanhadas por somas monumentais de dinheiro. O método é simples: o programa consegue aceder a dados, a imagens ou a vídeos seus que você não deseja ver difundidos publicamente.

Na grande maioria dos casos, o seu hacker não será um hacker experiente e capaz de roubar as suas valiosas fotos de nudes, mas simplesmente um perfil falso. Depois de ter estado no flirt consigo por um longo tempo, o seu parceiro de sonho fará qualquer coisa para que lhe envie uma foto nua, um vídeo de sexcam ou qualquer outra informação muito pessoal.

Então, o scammer só terá de a ameaçar de que irá publicar os conteúdos nas redes sociais (ou que os irá enviar diretamente para seus parentes) os dados que recolheu. Obviamente, ele oferecerá uma alternativa: pague uma boa soma de dinheiro.

3. Desencorajamento

Vamos sair dos cenários de desastre para resolver problemas menos sérios. O primeiro é o risco de desânimo. Em geral, os sites de namoro gratuitos são menos eficazes do que os sites pagos por várias razões:

  • Nem todos os usuários estão à procura do mesmo tipo de relacionamento;
  • Os perfis falsos podem dificultar a localização de perfis compatíveis;
  • Muitos utilizadores criam uma conta e rapidamente deixar de estar ativos (algo que acontece com menor frequência quando eles pagam uma assinatura).

Encontrar o parceiro perfeito no seio de um site de namoro gratuito geralmente requer muito tempo e motivação. Nem toda a gente tem a paciência para passar horas, a cada dia, a vasculhar os perfis propostos, e o desânimo pode surgir de uma forma bastante rápida.

4. Falta de ajuda e apoio

Uma das principais diferenças entre um site de namoro gratuito e um site de encontros pago prende-se com a qualidade do serviço de apoio ao cliente e com a moderação.

Uma equipa motivada, competente e dinâmica de moderadores é muito importante para que se mantenha um ecossistema saudável dentro de um site de namoro. Um site de encontros como o Meetic tem um grande número de trabalhadores cuja principal função é identificar perfis falsos e proceder à sua eliminação. Além disso, é possível a todo e qualquer momento entrar em contacto com os serviços de apoio técnico por diversos motivos: denunciar um perfil falso, procurar conselhos, relatar um problema… Muitos utilizadores negligenciam os serviços de assistência na sua procura por um problema no site de namoro. Ainda assim, funcionários competentes e disponíveis asseguram a manutenção de um serviço de encontros fiável e eficaz.

Aqui estão os 4 principais riscos que devem encorajá-lo a manter-se cauteloso quando utilizar sites de namoro gratuitos. Está à procura dos sites de encontros de maior confiança em Brasil?

escubra o nosso ranking de sites de namoro em 2019!